-
Arquitetos: Peninsula Arquitetura
- Área: 500 m²
- Ano: 2018
-
Fotografias:Cassio Oba
-
Fabricantes: CFC VIDROS, Casa Franceza, Cia do Metal, Dalle Piagge, Decameron, EKF, ELITTE TECNOLOGIA, ENGEFRANÇA, FABIO PIOLLI, FORTE CLEAN, Fernando Jaeger, Fernando Jaeger Atelier, GRAMA E FLOR, HIPER PEDRAS, Labluz, Líder Interiores, MARCENARIA MD, METROZ, MURATA ASOALHOS, OBRA FÁCIL, +6
Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto original da residência foi realizado em 1972, assinado pelos arquitetos Sylvio Sawaya e Edimilson Tinoco. Com o passar dos anos e após sucessivas intervenções, a construção foi aos poucos sendo descaracterizada. Em 2017 realizamos uma proposta de reforma buscando respeitar os principais elementos do projeto original, além de adicionarmos um anexo de lazer resultante dos diálogos e demandas dos atuais proprietários. A intervenção na casa teve três abordagens: remodelação da área de lazer e jardim posterior, recuperação de elementos originais do projeto que estavam degradados e reformas pontuais no interior e exterior da casa.
A primeira se trata de uma adição na parte posterior da casa, foi executada uma extensão em concreto e aço que se conecta à edificação através de uma ponte e cobertura de vidro. A escolha de materiais e sua independência estrutural busca enfatizar sua autonomia em relação à construção original. Essa intervenção cria uma grande varanda para a suíte do casal e uma área coberta de integrada com a área social da casa. Toda a infraestrutura necessária para acolher eventos foi condensada em uma barra de concreto que suporta a cobertura. A segunda abordagem é mais sutil e se trata da recuperação de elementos originais da casa, a manutenção se mostrava necessária principalmente em seus elementos estruturais e pisos. As vigas e pilares de concreto aparentes foram lixados, e resinados, refazendo pontualmente, trechos mais comprometidos de sua estrutura; o piso do térreo e mezanino foram recuperados.
A terceira e última abordagem se trata de pequenas adaptações dentro e fora da casa que buscassem respeitar o projeto dos anos 70 e atender às necessidades do presente momento. Intervenções essas como novo desenho de piso externo, mobiliário fixo, troca de caixilhos e abertura de janelas e passagens para o jardim.